8. Feche a porta

Depois de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos para corporações dos mais diversificados segmentos, compartilho algumas crenças pessoais daquilo que acredito serem os “Segredos de Sucesso da Gestão de Riscos”.

8. Feche a porta

Quando uma empresa é vítima de um crime e o autor é bem-sucedido em seu intento, a tendência é que o delito se repita ininterruptamente até que ela “feche a porta”.
Essa percepção é usual em roubos de cargas, fraudes nos meios de pagamento, apropriações indébitas em armazéns, perdas no varejo, entre outras ocorrências. Talvez seja uma característica do ser humano repetir o mesmo delito que anteriormente foi exitoso.
A contrapartida das corporações é lenta, tanto na identificação e discussão do problema, quanto na adoção de medidas repressivas para combater tais ilícitos, favorecendo assim, a reincidência.
O sucesso da gestão de riscos reside na habilidade de perceber o contexto e agir prontamente. Assim como a Física, a cada ação deve corresponder uma reação. Aja rápido, altere a rotina, mude pessoas e empregue alternativas de proteção.
Mantendo-se a vulnerabilidade, a sua empresa será vítima de um número crescente de ilícitos. Feche as portas que os criminosos simplesmente irão procurar outras portas abertas.

Marcio Martuscelli