7. Faça contas

Depois de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos para corporações dos mais diversificados segmentos, compartilho algumas crenças pessoais daquilo que acredito serem os “Segredos de Sucesso da Gestão de Riscos”.

7. Faça contas

É comum encontrarmos em farmácias etiquetas RFID afixadas com fita adesiva em produtos de pequeno valor, como por exemplo, desodorantes. Tais embalagens foram desenvolvidas por especialistas para possibilitar uma experiência visual e tátil agradável ao consumidor; porém, esse trabalho é desprezado pelo gestor de segurança com a justificativa de evitar furtos. 
Mas além da questão estética, vale a pena este modelo de proteção? A resposta é simples: faça contas.
Se o desodorante custar R$ 10,00 e a etiqueta R$ 0,15, o estabelecimento está gastando 1,5% do preço de venda para protegê-lo, sem considerar os custos de manutenção de antenas e a mão de obra para colocação das etiquetas. 
Quais as perdas com furtos deste tipo de produto, se ainda forem significantes. E mais: qual a margem de comercialização do desodorante? 
Se o resultado for julgado adequado, continue em frente. Caso contrário, aumente a margem da sua empresa investindo em métodos de proteção com uma equação custo X benefício X risco mais vantajosa.

Marcio Martuscelli