4. Gestão de riscos é um negócio

Depois de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos para corporações dos mais diversificados segmentos, compartilho algumas crenças pessoais daquilo que acredito serem os “Segredos de Sucesso da Gestão de Riscos”.

4. Gestão de riscos é um negócio 

A gestão de riscos corporativos é um negócio; não é despesa, é investimento.
De uma gestão eficiente de riscos pode depender a própria continuidade dos negócios de uma empresa, como a crise que estamos vivenciando com o Coronavírus. Nesse panorama, podemos nos perguntar: quais corporações estavam preparadas para operarem em caso de indisponibilidade de seus escritórios? 
Além de crises, projetos de gestão de riscos trazem resultados surpreendentes quando bem implementados, reduzindo perdas operacionais e custos de proteção e de seguros.  
Nos supermercados estima-se que as perdas cheguem a 2% do faturamento líquido, montante muitas vezes superior ao lucro das empresas. Nessa estatística, no entanto, não são considerados os altos custos de prevenção.
O roubo de cargas inviabiliza muitos negócios, pois os gastos com segurança são cada vez mais significativos e as seguradoras transferem os seus riscos para os clientes.
Atualmente, uma gestão eficiente de riscos é um diferencial competitivo no mercado.

Marcio Martuscelli