Depois de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos para corporações dos mais diversificados segmentos, compartilho algumas crenças pessoais daquilo que acredito serem os “Segredos de Sucesso da Gestão de Riscos”.
6. Simplicidade
Definida nos dicionários como ausência de complicação, simplicidade é a característica básica que deveria nortear toda a gestão de riscos. No entanto, o que vemos é justamente o contrário.
Investe-se mais tempo na confecção de estatísticas de perdas no varejo, do que em ações efetivas para identificar e tratar as respectivas causas. Há empresas preocupadas em fazer análises de roubos de cargas na metodologia Six Sigma, ao invés de combatê-los com ações básicas.
Planos de gerenciamento de riscos no transporte contêm dezenas de páginas, tornando-os inexecutáveis.
A cada dia são criadas novas matrizes, nomenclaturas e plataformas digitais atraentes para ilustrar análises de riscos, com pouca preocupação com o conteúdo.
Talvez esteja na hora de voltarmos ao simples, ao preciso e ao conciso.
Talvez esteja na hora de voltarmos a ser simples coordenadores de risco, gerentes de segurança, abandonando pseudo títulos, graduações e competências no idioma Inglês, que servem hoje apenas para Inglês ver.
O simples dá resultado.
Marcio Martuscelli