Depois de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos para corporações dos mais diversificados segmentos, compartilho algumas crenças pessoais daquilo que acredito serem os “Segredos de Sucesso da Gestão de Riscos”.
9. Gestão x operação de riscos
Fazer a gestão corporativa de riscos é diferente de fazer operação de riscos.
Às vezes é melhor ter um time pequeno, focado na análise de causas, na gestão de riscos e na fiscalização de regras bem elaboradas, a ter um grupo enorme de pessoas sem uma direção definida.
Tive a oportunidade de trabalhar na maior empresa de alimentos do Brasil, com 23 fábricas e 10 centros de distribuição à época, a qual foi vítima de 346 roubos de cargas em 1999, praticamente um roubo por dia. Com uma equipe pequena -um colaborador e quatro consultores terceirizados apenas-, reduzimos em 93% a incidência de roubos de cargas em três anos de projeto, com economia de custos de seguros e de segurança na faixa de dezenas de milhões de reais.
Comumente encontramos departamentos de gerenciamento de riscos logísticos com dezenas de colaboradores e redes varejistas com milhares de pessoas empregadas em prevenção de perdas, com resultados pífios.
Mais inteligência e menos força levam ao sucesso garantido.
Marcio Martuscelli