Depois de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos para corporações dos mais diversificados segmentos, compartilho algumas crenças pessoais daquilo que acredito serem os “Segredos de Sucesso da Gestão de Riscos”.
3. Cada empresa é um universo à parte
Cada empresa merece ser tratada como um universo à parte, pois tem a sua cultura, o seu vocabulário, as suas peculiaridades e também os seus riscos.
Atualmente observa-se o aumento da oferta da gestão de riscos denominada “prato feito”, através da qual profissionais se limitam a copiar modelos de proteção e de documentos criados há anos, sabe-se lá por quem, por quais motivos e em quais circunstâncias.
Apólices de seguros de transporte de cargas, por exemplo, ainda excluem da cobertura securitária diversos produtos que deixaram de ser roubados há mais de quinze anos, tais como o níquel, o leite em pó e o café solúvel. Trata-se de seleção de risco, a qual contraria a própria essência do seguro.
Gestores simplesmente acrescentam cada vez mais exigências a planos de segurança do passado, tornando-os infactíveis e dispendiosos.
Conheça a fundo os riscos de cada operação e molde os planos de proteção em consonância com eles. Os resultados são surpreendentes.
Marcio Martuscelli